Porque é tão importnate fertilizar?
“Fertilizar é cuidar, é educar. A forma
como o escolhemos fazer hoje vai
determinar o solo que temos amanhã.”
Fertilizar é otimizar
Porque é que fertilizamos?
A fertilização orgânica oferece diversos benefícios para a agricultura e meio ambiente. Utilizar fertilizantes/corretivos orgânicos, como os produzidos através de compostagem, promove a qualidade do solo, aumentando sua fertilidade e biodiversidade microbiana. Resulta em culturas mais resistentes a doenças e pragas, reduzindo ainda a necessidade de produtos químicos. Além disso, a fertilização/correção orgânica contribui para a redução da erosão do solo e a preservação dos recursos hídricos, pois promove práticas agrícolas sustentáveis. Ao escolher práticas orgânicas, os agricultores (ou metemos aqui “utilizadores”?) também garantem alimentos mais saudáveis, seguros e nutritivos. Tudo através de uma prática mais económica.
“Fertilizar é cuidar (como educar).
A forma como o escolhemos fazer
hoje vai determinar o solo que
temos amanhã.”
Momentos de fertilização
Fase inicial
Adubação
de fundo
Esta adubação é chamada de fundo pois é praticada no inicio das culturas, para fornecer nutrientes, a um ritmo baixo, durante toda a campanha. Normalmente é nesta fase em que o FERBIO poupa a utilização de fertilizantes minerais.
Fases específicas
Adubação
de cobertura
Normalmente é dada em fases especificas da cultura (p.ex: Fase da floração, fase da frutificação etc) normalmente é um boost de nutrientes para ajudar a planta numa fase do ciclo mais especifica e determinante. Aqui o Ferbio já atua como retentor de nutrientes no solo para não os deixar lixiviar/evaporar/wtv e permite alguma poupança devido a esse efeito. Ou seja, poupa o coeficiente de “cagaço” na altura de aplicar este tipo de produtos. Os fertilizantes mais utilizados nesta cobertura são geralmente muito ricos em azoto.
Tratar carências
Adubação
foliar
É uma adubação muito específica dada sob forma liquida pulverizada , para tratar carências muito específicas. Sobretudo carências de micronutrientes. Normalmente quem utiliza Ferbio não tem necessidade deste tipo de fertilizantes dado o composto ser rico em micronutrientes.
Tem dúvidas que gostava de esclarecer?